Translate

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Gratidão

A gratidão é um sentimento tão sublime e tão pouco praticado.
Agradecer pelas coisas boas que ocorrem em nossas vidas é fácil, dizer obrigada quando alguém nos faz uma gentileza também é, mas praticar a gratidão em nosso cotidiano, independente das circunstâncias é um desafio.
Faz um tempo que comecei a praticar a gratidão em minha vida, ainda tenho um longo caminho, mas já consigo perceber o quanto minha vida mudou, não externamente, mas internamente.
A gratidão me trás uma sensação de bem estar tão grande, que chega a ser difícil transcrever o quanto é bom ter incorporado este sentimento no meu dia a dia.
Paro para pensar um pouco, como traduzir este sentimento e encontro paz, fé, paciência e tranquilidade, claro que não fiquei tão zen assim, sou humana e muitas vezes saio do eixo.
Sempre apreciei as coisas simples da vida, um dia de sol, a beleza da primavera, os ipês florescendo, o barulho das ondas do mar, o cheiro das flores, entre outros. Mas de um tempo para cá, quando comecei a praticar a gratidão em minha vida, tudo ganhou um novo sentido.
Mesmo diante das adversidades, tenho aprendido a ser grata, pois compreendo ser uma ótima oportunidade para crescer e amadurecer. 
Com o tempo, fui compreendendo que ser grato não é sorrir diante das adversidades e dizer "opa, vem mais, obrigada Senhor", não... é chorar para desabafar e descansar "no colo de Deus", é se permitir parar, não por inércia, mas para reflexão, é cultivar dentro de si a certeza de que tudo passa e ao praticar gratidão descobri a fé.
É um estado de calma, o que não significa engolir tudo e fingir que nada está acontecendo, mas ter consciência do que está ocorrendo, como chegamos até esta situação e o que podemos fazer para dela sair.
Se pararmos para refletir, iremos perceber que temos muito mais a agradecer do que se lamentar. 
Quando digo isso, algumas pessoas me dizem como ser grata pelo sofrimento, gente, não passamos por nada em vão, as dores fazem parte da vida e cabe a nós nos destruirmos ou crescermos, afinal quem disse que crescer era fácil?!
Se lamentar não vai adiantar nada, só vai piorar a situação! Não existe nada mais chato e pesado do que ficar debruçado sobre as dificuldades simplesmente chorando e se lamentando, pelo amor, faça o que você pode fazer para modificar a situação.
Se não cabe a você fazer nada, para de brigar, não vai adiantar, então busque os aprendizados que precisa tirar da situação e siga em frente.
É fácil? Nãoooooooooo, não é, mas garanto que é bem mais fácil e produtivo do que ficar paralisado.
Se hoje compartilho com vocês esta reflexão é justamente porque aprendi em meio as dificuldades a ser grata, não foi fácil não, pelo contrário, "apanhei" muito para conseguir compreender que quanto mais eu me debatia, mas tinha pressa em resolver determinadas situações, pior ficava, porque simplesmente agia por impulso.
Hoje a gratidão de todos os dias, por cada situação que me acontece, sendo boa ou ruim me ajudaram a encontrar o equilíbrio e a consciência necessária para a resolução do que cabe a mim fazer e se não tem o que fazer, gente, bora agradecer também e procurar amadurecer com tudo isso.
Experimente praticar a gratidão em sua vida, independente do que esteja acontecendo, tire o foco dos problemas e comece a ver as bençãos escondidas em cada situação, com o tempo irá perceber que embora as adversidades por vezes seja nossa companheira constante, o fato de mudar a forma de olhar para elas fará uma imensa diferença.
No começo pode ser difícil, mas com o tempo se tornará automático.
E o que você ganhará com isso?
Uma vida mais leve e solta com foco na resolução e não no problema, paciência para saber esperar acontecer e principalmente consciência e sabedoria para saber quando sair de cena.


             Kátia Tanaka

Nenhum comentário: