Translate

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A importancia de se respeitar

Não sei se isso acontece com vocês, mas meu corpo sempre emite "um sinal" quando estou ultrapassando meus limites, no que se refere à agitação e estresse, sinto meu corpo tremer por dentro e se eu não pisar no freio e parar para me reconectar com meu eu, baixar o nível de estresse, ele literalmente me para.
Estes dias avancei o sinal, não dei atenção quando meu corpo pediu para que eu parasse, cheguei a um nível de estresse, cansaço absurdo e isso me fez refletir um pouco sobre a importância de se respeitar.
Me perguntei por que me desgastar tanto, insistir em avançar o sinal, quando sei que depois eu que sofro as consequências.
As respostas e tentativas de me justificar para tal ação foram inúmeras mas bem no fundo percebi o quanto me desrespeito e para ser bem sincera me maltrato.
Lembrei-me que em uma fase que fiz terapia, me associaram a um veículo que precisa chegar a um lugar bem longe, mas que não havia me dado conta que precisava colocar combustível, pois se não o carro simplesmente pararia.
E trazendo para nossa vida, o que seria este combustível? As paradas necessárias para recarregar as energias, que muitas vezes não conseguimos repor durante o sono.
São as pequenas paradas para respirar fundo e nos sentir, nos tratar com carinho e respeito, cuidar da gente sabe.
Muitas vezes imaginamos que esta parada requer de nós muito tempo.... mas não... às vezes basta alguns minutos para nos conectarmos com nosso eu, para baixarmos a ansiedade e adrenalina e então conseguir seguir adiante.
Hoje abordo o se respeitar, olhando para os níveis de estresse, tédio, descontentamento, perca de foco, mas claro que são inúmeras as formas de nos respeitarmos, mas isso será assunto para um outro post.
Cada um de nós pode e deve encontrar uma válvula de escape, pode ser a pausa para tomar uma água bem devagar, respirar fundo algumas vezes, se conectar com Deus, Ser Superior, Orixás, Buda, etc, se desligar do todo por um minuto, enfim, o que para você vai fazer sentido nos momentos em que você precisa parar para abastecer sua energia vital.
Sempre é preciso fazer pausas, no começo é difícil, afinal somos tomados de tantas informações que muitas vezes já estamos no piloto automático, não nos permitimos porque nos vemos repletos de afazeres, mas um instante passa tão rápido e faz uma incrível diferença no nosso dia.
Ontem ouvi algo que fez todo sentido, meditar no Tibet, em um templo é fácil, difícil é conseguir meditar no trabalho, em meio aos afazeres de casa, etc. Me foi indicado um vídeo que tem no Youtube, chamado meditação em 1 minuto, que nos ensina e treinar nossa mente para relaxar e se desligar dos problemas durante um minuto.
Vale a pena conferir!
Se respeitar, irá fazer uma imensa diferença em sua vida, com certeza você ganhará em mais qualidade de vida, mais concentração, menos estresse, menos ansiedade e passará a reconhecer os sinais que seu corpo e emocional emitem.
Vamos refletir um pouco sobre como trazer para nossa vida, pequenos prazeres, por exemplo, um dos meus é escrever, ouvir músicas relaxantes, cozinhar, acender um incenso, etc. Descubra estes pequenos prazeres e inclua-os em sua rotina, experimente, se permita.
E lembre-se sempre que cada um de nós trás dentro de si a capacidade de retornar ao centro quando tudo a nossa volta parece um caos.





Nenhum comentário: