Este mês comecei a ler o livro o Poder da Paciência da M. J. Ryan, comprei na última Bienal do livro e estava esquecido na estante.
Acho que os períodos difíceis me fizeram ter a curiosidade de ler este livro e acabou "caindo como uma luva".
Esta frase, "Viver é, ao menos em parte, espera" causou um impacto em minha forma de enxergar todas as dificuldades e até compreender a minha intensa ansiedade.
Vivemos de esperas, desde nossa formação enquanto seres humanos, 9 meses para nascer, tempo certo para iniciar outras alimentações que não seja o leite materno, levamos um tempo para firmar o corpo e "ficar durinho", depois levamos um tempo para aprender a engatinhar, andar, falar etc.
Esperamos nossa vez para ser atendido em praticamente qualquer lugar que vamos, enfrentamos filas, esperamos um horário na agenda, esperamos o farol abrir, esperamos que atenda ao telefone quando ligamos para alguém, esperamos o tempo necessário para cozinhar um alimento, assar um bolo... etc.
Vivemos de esperas e mais esperas e o mais "incrível" que não temos paciência para esperar praticamente nada, queremos tudo pronto, já, na hora e com isso vamos gerando um grau de impaciência em nossas vidas, nos contaminando com intenso estresse.
Isso sem contar com as outras esperas, aquelas que não depende totalmente de nós, mas que envolve terceiros, envolve a vida, envolve sei lá mais o que... falo das esperas para determinadas coisas acontecerem em nossas vidas. Esta espera então... nossa como é difícil, chega a ser irritante, maçante, estressante.
E se em meio a toda ansiedade e estresse conseguirmos encontrar um instante de silêncio em nossas mentes e nos perguntar por que?
Por que temos tanta pressa?
Por que somos tão imediatista?
Por que não conseguimos encontrar a paz e tranquilidade enquanto esperamos (seja lá o que)?
Por que vivemos tão estressados, em alguns casos, pelo simples fato de não sabermos esperar?
Por que nos intoxicamos tanto com impaciência, raiva, ira por nos contagiarmos pela impaciência?
Me peguei com estas e outras reflexões que agora não me vem em mente.
Mas principalmente comecei a refletir que não adiante ter pressa, as coisas não vão se antecipar simplesmente porque queremos.
Tenho a cada dia refletido sobre esta frase, claro que muitas vezes não é fácil não... como é difícil ser "zen".
Comecei a encarar minha vida como "um pedaço de terra", cada um dos meus sonhos, projetos, etc são sementes, então precisos preparar a terra, adubar se necessário, plantar as sementes, regar e ir cuidando dia a dia até que finalmente brote e me dê os frutos que desejo.
Esperar não é inércia, é fazer a nossa parte até onde nos convém, claro que iremos contar com adversidades, fortes períodos de chuvas, vendavais, secas, etc... que são nossas fases de desânimo, situações inesperadas, mudanças repentinas que mexem com toda nossa estrutura.... e as vezes até mudam nosso plantio e nem se quer nos damos conta, as vezes tudo que depositamos ali, até já perdeu o sentido e com a pressa e correria nem nos damos conta.
Então, cuide de seu jardim, regue as sementes de seus sonhos e planos, arranque as ervas daninhas, olhe com amor e carinha cada fase de crescimento de cada uma de suas sementes, arranque aqueles que por ventura só estão minando a energia, pois não fazem mais sentido de estar ali.
Coloque alegria em cada uma de suas esperar, com o tempo irá perceber que esperar também pode ser leve, criativo e em alguns casos, aqueles momentos de pausa onde recarregamos as nossas energias para continuarmos nossa jornada rumo a realização de nossos sonhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário