Translate

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Terreno do Coração



Existe lugar mais sagrado para se entrar do que o coração de alguém?
Quando buscamos entrar neste terreno, temos que tomar cuidado com a maneira que por ele iremos caminhar, ter a certeza de que este terreno já foi habitado outras vezes e por isso talvez encontraremos muitos vestígios.
Alguns deles, nos mostrarão as boas obras que foram construídas, com detalhes arquitetônicos surpreendentes, belos jardins e fabulosas paisagens quando olhadas pela janela.
Outros nos mostrarão ruínas, verdadeiras destruições que deixaram entulhos por um grande espaço deste terreno.
Encontraremos belas trilhas, enfeitadas por flores, árvores frondosas, assim como caminhos rochosos, repletos de obstáculos.
Todos estes vestígios nos contam a história deste terreno, marcadas por datas remotas e recentes, e por mais que tentemos, jamais iremos apagar, tudo que ali foi construído ou destruído.
E talvez aí resida nossa maior responsabilidade, respeito e cuidado ao entrar neste terreno tão sagrado.
Que tenhamos respeito pelas lindas obras que ali foram construídas, sem que tentemos destruí-las por receio de que nossa obra não seja tão bela, que os detalhes que irão compor não seja tão rico, por receio que a paisagem vista pela janela que construímos não seja tão bela. Que saibamos compreender que cada obra construída teve ou terá seu espaço e que jamais uma substituíra a outra.
Que tenhamos cuidado para que a obra que ali seja construída possa agregar à paisagem, possa transformar para melhor este terreno e não fazer parte das ruínas que certamente ali se faz presente, que possa permanecer como uma linda lembrança e não juntar-se às ruínas que ali se faz presente.
Que saibamos entrar neste terreno e fazer morada e se preciso for ir embora que deixemos belas obras, poucas ruínas e que da janela possamos deixar a melhor paisagem.
Que cada cantinho desta obra tenha gosto de saudade, sem se tornar melancolia, que ao retornarmos à janela, possamos trazer à tona, o ar leve da alegria e que pelos caminhos que circundem esta obra, possamos deixar sementes de lindas flores.
E se assim for, teremos a certeza de que fizemos o nosso melhor, que deixamos para trás belas obras, que mais construímos do que destruímos e certamente faremos feliz uma segunda vez, ao vislumbrar a bela paisagem que construímos na janela do coração de alguém.
Katia Tanaka

Nenhum comentário: