Parece ser uma tendência do ser humano, diante de algumas situações esperar o momento certo. Mas qual é o momento certo?
Será que de fato existe o momento certo ou existe na realidade um imenso medo de ousar, de fazer acontecer e a espera do momento certo é muito mais uma desculpa para o imenso medo que sentimos de tentar.
Nesta desculpa de esperar o momento certo, deixamos o tempo passar e quando nos damos conta, o momento certo passou.
Passou o momento de dizer o que se sente.
Passou o momento de mudar algumas coisas na vida.
Passou o momento de tomar a decisão
Passou o momento de até mesmo ser feliz.
Claro que sempre é tempo de agir, de tomar decisões, de ser feliz e de mudar, porém quando falo que passou o momento, falo do sentir, do se entregar, do vivenciar.
Ao escrever sobre isso lembro de uma cena da novela “Senhora do Destino” quando a Do Carmo, que teve um longo relacionamento com o jornalista estava para se casar com o bicheiro e esperava o jornalista para pedir permissão, pela consideração que sentia pelos anos compartilhados juntos, e ele lhe disse que eles deixaram passar o momento de tentar vivenciar o casamento, que deixaram passar o momento exato em que tinham que tomar uma atitude e não tomaram.
Esta cena ficou gravada em meu interior, talvez por me remeter à minhas próprias atitudes em muitos momentos de minha vida.
Muitas vezes deixei o tempo passar, por esperar o momento certo e ele passou, quando o que sentia foi dito, quando tomei uma atitude, quando resolvi ousar, já não fazia sentido, pois faltava o encanto que somente o momento certo trás.
O que estamos deixando de fazer hoje por achar que não seria o momento certo?
Quais sonhos abandonei pelo caminho por não achar que aquele fosse o momento certo?
Quantas atitudes não tomei, utilizando como desculpa, que não era o momento certo?
Sabe, a cada dia percebo que a vida é uma dádiva diária, que a cada momento é tão único que devemos absorve-lo ao máximo.
“Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje”, quantas vezes não ouvimos ou até mesmo não dizemos esta frase que não sei quem foi o brilhante autor?
E o pior de tudo é que deixamos sim muitas vezes para fazer amanhã, seja por comodismo, seja por medo, seja por achar no fundo que a oportunidade, a pessoa, os sentimentos sempre estarão ali. E não estarão.
A vida muda a cada segundo, talvez por muitos momentos não percebemos isso, mas tudo muda a cada instante, o tempo todo. Assim como nós mesmos.
Então vamos aproveitar os momentos de nossas vidas, vamos nos permitir expressar, fazer, ousar, experimentar o que queremos. Vamos abandonar o velho hábito de esperar o momento certo. Vamos superar o medo de mudar.
Vamos deixar florescer em nosso interior a certeza de que todo momento é o momento certo, quando seguimos a nossa bússola interior chamada coração.
(Katia Tanaka)
Nenhum comentário:
Postar um comentário