Translate

sexta-feira, 28 de março de 2008

Momentos, entre o passado e o futuro, existe o tão esquecido Presente.

A vida é feita de momentos.
Esta frase me leva a refletir que dizemos isso muitas vezes, mas será que de fato compreendemos a intensidade desta frase?
Será que sabemos de fato vivenciar os momentos da vida?
Aí por um momento, pensamos que sim, mas basta prestar atenção em nossos pensamentos que muitas vezes mantermos a ilusão de que vivemos de fato os momentos da vida.
Preste atenção no que você estava pensando ao começar a ler este texto, será que seus pensamentos estavam efetivamente neste momento presente?
Ou estava recordando momentos do passado?
Ou pensando no que você tem para fazer?
Ou ainda, será que estava planejando o futuro?
Estamos tão acostumados a pensar que as vezes nem nos damos conta de que estamos em qualquer lugar, menos no momento presente.
A vida de fato é feita de momentos, porém muitas vezes mergulhamos em lembranças, felizes ou tristes e ali ficamos, ou às vezes estamos tão extasiados com o futuro que gostariamos de ter que nos projetamos ao futuro e esquecemos de sentir, vivenciar de fato o momento presente.
Li uma frase de Nietzsche que diz "Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?"
É uma frase para de fato refletir. Pois somente poderemos nos apropriar de seu sentido, refletindo e nos treinando quem sabe a nos concentrar no hoje, mesmo porque o passado não poderemos mudar, e quanto ao futuro, se pararmos para refletir, nem sempre acaba sendo como planejamos.
Claro que os planos são importantes, mas é no hoje que começamos o alicerce.
Como você se sente hoje?
O que gostaria de mudar?
Como poderia fazer isso?
E outras perguntas que poderiamos nos perguntar.
Cada um de nós em sua singularidade.
Pensar em nosso momento presente é um treino que requer esforço, mudança em estar atento em nossas emoções, sensações e vivencias.
Quando conseguirmos realmente vivenciar o momento presente, perceberemos que "a vida sempre acontece enquanto fazemos planos", não me recordo o autor desta frase, entretanto, seu sentido é extremamente profundo.
Quando conseguimos vivenciar este sentido, ficamos mais centrados em nós mesmos, parece que a vida ganha um brilho especial, um novo sabor, um novo sentido.
Vamos experimentar vivenciar o momento de hoje?

(Katia Tanaka)

Nenhum comentário: