Translate

segunda-feira, 24 de março de 2008

Vazio interior

Este vazio interior que invade nossa alma, parece como a nuvem que encobre o sol.
É um sentimento tão intenso, parece que existe um imenso buraco em nosso interior.
Nada consegue preenche-lo.
Talvez esta seja uma das formas mais difíceis de ser.
Como lidar com este vazio?
Como acomodar esta angústia?
Como suportar esta pressão?
Faz algum tempo que reflito sobre este vazio interior, que em alguns momentos invade minha vida. Como é difícil.
Compreendo hoje que jamais conseguiremos nos preencher totalmente, embora muitas vezes nos iludimos com este preenchimento temporário.
Vários recursos são utilizados, na tentativa de preencher este vazio e com o passar do tempo, percebemos que não preenchemos, conseguimos apenas aumentá-lo ainda mais.
Eu sinceramente, em muitos momentos, como este por exemplo, não consigo lidar com este sentimento, embora hoje eu saiba o que me falta. Isso já é um grande passo e estou buscando.
Mas hoje, é um dia especial em que estou me sentindo realmente vazia e triste!!!!!!
Sei que é mais um dos momentos que faz parte de minha história de vida e o que preciso fazer é aprender a lidar com ele, ao invés de tentar preenche-lo. Ouvir o que este vazio interior me diz.
Sim! Este pode ser um bom caminho! Escutar o meu interior.
Reflito sobre isso por um instante e realmente percebo porque minha alma me chama, porque hoje chora, porque meu interior se agita, lutando intensamente com este vazio.
Talvez neste momento, o vazio não anseie para ser preenchido, mas apenas compreendido como uma das inúmeras possibilidades que possuo para ser. Afinal, mesmo sendo um sentimento tão angustiante, é ainda uma forma de ser no mundo, ao menos neste momento, que trás uma ponta de criatividade, de ação, de direcionamento.
Sim! Talvez neste momento meu vazio me pede um direcionamento, movimento, ação, realização!!!!!
Talvez neste momento, pareço como água parada que apodrece, que não se renova....
Tavez este vazio esteja gritando para eu me olhar, enxergar quais outras possibilidades de ser possuo.
Sim! Este vazio interior pode ser criativo, pode sinalizar por onde sigo meu caminho.
Ah, estes caminhos que ando seguindo....
É, talvez de fato preciso pensar sobre estes caminhos....
Talvez o vazio interior esteja mais acentuado pela saudade, pelos sonhos cheios de vida e aqueles que morreram sem chance de se realizar, talvez esteja acentuado pelo preço de minhas escolhas, talvez pela dor de minhas feridas da alma que teimo em escondê-las, mas no fundo sei que elas continuam ali... latentes....
Talvez este vazio interior queira me dizer que estou indo contra meus verdadeiros sonhos, talvez esteja me pedindo coragem para morrer e renascer, talvez esteja me pedindo que alimente minha Fé e creia que Deus tudo sabe e tem cuidado de minha vida.
Talvez este vazio interior esteja me dizendo que tenho sentido muita solidão, mas não a solidão de ausência de pessoas, mas ao fato de me sentir só em meio de todas elas.
Sim!.
Pareço recordar um texto lido há algum tempo atrás, pareço recordar as aulas de uma maravilhosa professora... e então pareço refletir que ser só é uma das formas de ser no mundo e por mais que busquemos o outro, no fundo somos sós. Mas este é um assunto para um outro dia....
Talvez este vazio interior seja a voz de nossa alma, que nos direciona, nos indica o caminho, nos mostra quando nadamos contra a maré e tantas outras coisas maravilhosas este vazio interior tenha para nos mostrar.... só precisamos silenciar a angústia e sentir, ouvir, nos permitir conhecer o que nossa alma nos diz.
(Katia Tanaka)

Nenhum comentário: