Translate

sábado, 22 de março de 2008

Palavras - A dicotomia entre o Bem e o Mal

Estive pensando estes dias sobre a importância de algumas palavras em nossas vidas, sejam palavras escritas ou faladas.
Estamos tão acostumados com este mundo das palavras que muitas vezes não nos damos conta do impactos delas em nossa vida ou na vida do outro.
Afinal são apenas palavras, lemos, escrevemos e as falamos tão naturalmente que esquecemos de pensar... sim pensar...
O que estas palavras significam de fato? E não me refiro à sua conceituação.
Que importância tiveram em minha vida e na vida do outro?
Será que são construtivas ou podem simplesmente destruir uma vida?
Que diferença vai fazer em ser dita ou silenciada?
Existe uma outra forma de ser dita?
É uma reflexão tão única!
Fiquei pensando sobre o impacto de algumas em minha vida e percebi que algumas me ajudaram a resgatar o que de melhor existia em mim, outras porém, foram tão cruéis que destruíram, desequilibraram, me deixaram sinceramente pior do que já estava.
E fico pensando na mudança interna que tive ao refletir sobre as palavras.
Reflito por um momento e percebo que embora muitas pessoas não dêem importância, as palavras podem resgatar uma vida, podem ser muletas quando não existe forças para continuar a caminhar sozinha, são fontes jorradas no solo seco de nossa existência interior, são facas que nos ferem, são puxadas de tapete que nos derrubam, são empurrões que nos levam ainda mais para o fundo do poço, são também, sementes que germinam lentamente em nosso interior, são até mesmo "mortais" pois nos tiram o sentido de ser e estar no mundo, são elogios que nos elevam, críticas infundadas que nos podam. E são tantas outras coisas que poderia passar muito tempo aqui escrevendo....
Talvez ao refletir sobre as palavras me faça por um momento parar e observar o impacto que tiveram em minha vida.
De uma coisa eu sei, tive as muletas que me foram entregues no momento certo, quando já não conseguia me sustentar em pé e me sustentaram e me sustentam até hoje, enquanto aos poucos retomo minhas forças "(Independente do que aconteça ou tenha acontecido, não pare, continue a caminhar)"
Outras foram como fontes jorradas que adubaram o solo até então seco da minha existência interior "(Quando foi que mataram "tal sonho" em seu interior?)"
Outras germinaram lentamente e hoje começam a crescer e colorir minha existência "(A vida não se resume a tal coisa)".
E novamente digo que se fosse enumerar às palavras que "me salvaram", este texto ficaria imenso.
Quanto àquelas que me derrubaram, não encontro se quer necessidade de mencioná-las, mesmo porque o importante foi lembrar que elas existiram e o que importa agora é "O que vou fazer daqui em diante".
Li uma frase de Sartre que resume o impacto que as palavras fazem ou fizeram de nossa vida e à compartilho com vocês.....
"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós".
(Katia Tanaka)

Nenhum comentário: