Translate

domingo, 30 de março de 2008

Mudanças - Benditas Mudanças


Estive na casa de uma tia e ela me disse que tinha uma foto minha de muitos anos atrás.
Já deveria imaginar que certamente viria uma verdadeira bomba.
Isso me fez refletir sobre as mudanças que passamos, seja fisicamente, emocionalmente, espiritualmente, enfim, de todas as formas e sentidos.
Creio que hoje vi fotos de duas fases, a primeira, que era muito nova, uma menininha, por assim dizer, e uma outra um pouco mais madura, porém, diria que menos menina, mas certamente não uma mulher, esta segunda eu deveria ter uns 18 anos no máximo, ou seja, há uma década.
Foi engraçado olhar para aquelas fotos, foi como se um filme passasse por minha cabeça!!!!
Como mudei!
Seja fisicamente, que certamente hoje estou muito melhor, meu Deus, como eu era esquisita! (risos) e certamente com um péssimo gosto! (gargalhadas). Porém hoje eu sei, que era o melhor que poderia.
Emocionalmente então, nem vou entrar no mérito.
Mas fiquei pensando depois.
O tempo passou tão rápido!
Quantas coisas não vivi nestes anos todos, quantos momentos felizes, tristes, quantos sonhos deixei à beira do caminho, e quantos eu realizei.
Passei por situações que juro, pensei que não fosse se quer suportar!
E estou aqui, lindamente maravilhosa, sendo o melhor que posso HOJE.
Dentre as fotos, estava um querido amigo que hoje mora com Deus, senti uma imensa saudade e ao mesmo tempo uma imensa felicidade por relembrar momentos tão maravilhosos, de conversas jogadas pelo ar, de planos que não foram realizados...
É o tempo passa.
Dentre as fotos, também recordei um amor daquela época, ou seja de uma década atrás, tantos planos que também não se concretizaram, tantas marcas doloridas, tantos momentos felizes, quanta coisa boa e ruim vivida.
É o tempo realmente passa. E passa rápido!.
Enquanto escrevo, lembro de uma frase, mas não me recordo o autor "A vida acontece enquanto fazemos planos".
Realmente a vida aconteceu!
Grande parte dos planos, não se concretizaram, os caminhos mudaram, a vida fluiu, enfim, a vida seguiu seu curso.
Muitos planos que jamais imaginei realizar, realizei.
Muitas coisas que pensei jamais vivenciar vivenciei.
Pessoas que pensei que fossem passar o resto dos meus dias ao meu lado, se foram, porém outras permaneceram.
E penso que isso é viver!.
É apenas sentir o pulsar da vida!
Ela tem seu próprio ritmo, seu próprio curso e com isso não estou dizendo que temos que ter uma postura passiva da vida. Claro que não!
Planejar, sonhar, faz parte da vida, se vai ser realizar ou não, apenas faz parte deste caminho.
O que quero de fato dizer, é que de nada adianta ficar planejando uma vida inteira, algumas coisas que são, de fato são, o que não tiver de ser, de fato não vai ser e com tudo isso, vamos construindo nossa vida.
O que muda na realidade é como passamos a encarar nossas derrotas e sucessos.
O que muda é o que escolhemos preservar e o que escolhemos deixar ir embora.
O que muda é como nos posicionamos diante da vida.
E tudo isso faz parte do amadurecimento de cada um de nós.
É bom olhar para trás e ver todas estas mudanças. Sinal que não ficamos parados no tempo.
E melhor ainda é perceber que mudamos para melhor.
Refletir sobre a vida é saborear nossos prazeres e dores uma segunda vez, com uma diferença fundamental, um olhar mais maduro, que nos permite enxergar os erros e acertos e com isso, podemos crescer e amadurecer cada vez mais.

(Katia Tanaka)




Nenhum comentário: